Você não está logado | Entrar | Cadastrar
27/11/2018

Revista Política Democrática online de novembro repercute eleição de Bolsonaro







Foto:
Revista Política Democrática online de novembro repercute eleição de Bolsonaro



Por: Imprensa PPS-PE

A edição de novembro da revista Política Democrática online (veja aqui) chega ao público com 10 artigos e uma entrevista exclusivos sobre os cenários políticos brasileiro e norte-americano após a eleição do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República para o mandato de 2019 a 2022.


Em formato multimídia, a publicação traz ainda uma reportagem especial sobre a vida de pessoas em situação de rua, a forma como elas movimentam uma economia marginalizada e o desmonte das ações de atendimento a esse segmento da população em Brasília.


No destaque desta edição, a entrevista com o sociólogo Sérgio Abranches mostra que a direita inicia novo ciclo de poder com a vitória do ex-capitão do Exército para a presidência.


"Agora, voltará a haver oposição orgânica, com o PT centrado no PSL e no Bolsonaro. Isso muda a dinâmica do jogo político, das relações entre o legislativo e o executivo", diz ele, em um dos trechos. "Será um duro teste às instituições, à democracia. Mas acho que a Constituição de 1988 nos legou instituições que se revelaram suficientemente robustas ao longo de vários traumas", acrescenta.


Produzida e editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao Partido Popular Socialista (PPS), a revista critica, em seu editorial, a escolha do embaixador Ernesto Araújo para a chefia do Ministério das Relações Exteriores.


"A julgar pelos escritos do futuro ministro, diretrizes da política externa passarão a ser o antiglobalismo e o alinhamento com o governo americano, o nacionalismo econômico, a desconfiança em relação às pautas da sustentabilidade e dos direitos humanos, além da renúncia à defesa da democracia como sistema político", diz um trecho.


A revista também traz uma reportagem especial que conta o drama de pessoas em situação de rua na capital federal e denuncia o desmonte das políticas públicas na área de assistência social no Distrito Federal. Dados obtidos pela revista Política Democrática online por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que, em 2018, o governo voltou a reduzir as verbas do setor, alcançando o segundo pior investimento em dez anos, atrás apenas dos que foram efetivamente realizados em 2016. No DF, segundo dados oficiais, chega a 3,5 mil o número de pessoas em situação de rua nesta época do ano.


Entre os artigos publicados, os analistas políticos colaboradores da revista abordam diversos temas relacionados ao atual momento político brasileiro e internacional, a partir da ótica das eleições legislativas norte-americanas. Outros assuntos relevantes e de interesse públicos também estão contemplados nesta edição, como é o caso das fake news, a ampliação da desigualdade e o conservadorismo no Congresso Nacional, assim como as reservas internacionais e o ajuste fiscal. (Assessoria FAP)


Veja abaixo relação de todos os conteúdos da edição de novembro da revista Política Democrática online com respectivos autores.


Editorial - Política em tempos sombrios


Artigo - As reservas internacionais e o ajuste fiscal (Paulo Guedes): José Luis Oreiro


Artigo - O Congresso mais conservador desde a redemocratização: Antônio Augusto de Queiroz


Charge - E agora as notícias de Brasília: Jcaesar


Artigo - Lições do DIC na era Collor: Luiz Paulo Vellozo Lucas


Entrevista Sérgio Abranches - Vitória do ex-capitão do Exército encerra disputa PT X PSDB (André Amado, Caetano Araújo, José Carlos Lima, Davi Emerich, Lucas Brandão e Priscila Mendes)


Artigo - Bolsonaro - Uma epifania digital em rede: Paulo Baía


Artigo - As doces, atraentes e estimulantes fake news (Sérgio Denicoli)


Artigo - Ampliação da desigualdade não é um problema econômico (Vinícius Müller)


Artigo - Depois das urnas, oposição democrática (Alberto Aggio)


Reportagem - Pessoas em situação de rua na economia marginal (Cleomar Almeida)


Artigo - Reação anti-trump marca eleições legislativas dos EUA (José Vicente de Sá Pimentel)


Artigo - Para uma crítica do tempo presente (Luiz Sérgio Henriques)


Artigo - Contemporâneos do futuro (Roberto Freire)





Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 92 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Deixe seu comentário
Bloqueado
É preciso estar logado para deixar um comentário.
Clique aqui, cadastre-se e participe!!


Este conteúdo tem 0 comentário(s)





Enquete
Você é a favor ou contra a redução de ministérios?


Opa, selecione uma opção.










Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação | Hospedagem e Manutenção:Núcleo de Tecnologia do PPS
© Partido Popular Socialista - PPS (2008)