Você não está logado | Entrar | Cadastrar
28/04/2015

Dia Nacional Da Caatinga.







Foto:
Dia Nacional Da Caatinga.



Por: Imprensa PPS-PE

Discurso do Deputado Federal, Raul Jungmann (PPS-PE)

 

A Caatinga e a sua Importância para o Semiárido

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

 

Venho a esta tribuna celebrar o Dia da Caatinga, comemorado hoje, 28 de abril. Esse importante bioma do Nordeste brasileiro é mais do que um patrimônio da biodiversidade, pois carrega nos seus veios a história e a cultura do povo nordestino. Uma história sofrida, de luta e suor, de poucos recursos, que merece ser reconhecida.

Na escassez da Caatinga também está a sua beleza. A falta de abundância castiga o povo do sertão, que luta contra a própria natureza, mas esconde belezas cênicas que poucos brasileiros conhecem, a não ser pela televisão. Além disso, quando estudamos e conhecemos de perto, o tamanho e a diversidade natural da Caatinga impressiona.

Muitos não sabem, mas a sua abrangência chega a 10% do território Brasileiro, e ocupa 70% da Região Nordeste. O bioma ocupa 850 mil quilômetros quadrados e está espalhado pelos Estados de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Bahia e uma parte do norte de Minas Gerais.

A Caatinga é o único bioma brasileiro que é exclusivo e não ocorre em nenhum outro lugar do planeta Terra. Por esse motivo, há uma elevada ocorrência de espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem na região. São conhecidas cerca de 1.000 espécies de plantas e estima-se que haja em torno de 2.000 ou 3.000 em sua totalidade, mas que ainda não são conhecidas, entre outros motivos, porque a Caatinga é o ecossistema brasileiro com o menor número de pesquisas.

Quanto à sua fauna, são conhecidas 1.225 espécies de animais vertebrados, onde se destacam 975 espécies de aves catalogadas. Entre elas, a Ararinha-Azul, símbolo brasileiro, não foi mais observada desde 2000 e acredita-se estar extinta de seu habitat natural. Onças, veados-catingueiros e capivaras também são espécies ameaçadas no bioma.

Além de toda a sua importância natural e paisagística, a Caatinga carrega a história e a cultura do povo nordestino, do sertão e do agreste. Nas memórias de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nas músicas de Luiz Gonzaga, na resistência de Antônio conselheiro, em canudos, entre tantos outros marcos da história e da cultura brasileira, reside a identidade e a força do povo nordestino.

É por esse motivo, Sras. e Srs. Deputados, que venho aqui hoje fazer uma reverência à Caatinga, a esse belíssimo e importante bioma brasileiro. Que possamos nessa data de 28 de abril, que comemoramos a sua existência, dedicar uma atenção especial a essa região que muitas vezes é esquecida pelo poder público, nas políticas sociais e de desenvolvimento econômico.

Venho também pedir ao Plenário dessa Casa para apreciarmos a PEC 504/2010, mais conhecida como PEC do Cerrado e da Caatinga. Assim, reconheceremos a importância desses dois biomas para o patrimônio do país.

Precisamos também adotar uma postura mais incisiva, aproveitando esse momento de crise hídrica para enfrentarmos as matérias que se fazem urgentes. Urge aliar a bancada do agronegócio à bancada ambientalista em busca de consensos que promovam o uso sustentável dos nossos recursos naturais. Pois hoje, o maior risco que corremos é não termos água para consumo, geração de energia e irrigação em um futuro bem próximo.

Por todos esses motivos, Sr. Presidente, vamos procurar pautar as matérias que enderecem ações nesse sentido. Comecemos, então, com a PEC do Cerrado e da Caatinga.

 

 

 





Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 236 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Deixe seu comentário
Bloqueado
É preciso estar logado para deixar um comentário.
Clique aqui, cadastre-se e participe!!


Este conteúdo tem 0 comentário(s)





Enquete
Você é a favor ou contra a redução de ministérios?


Contra
A Favor
Opa, selecione uma opção.










Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação | Hospedagem e Manutenção:Núcleo de Tecnologia do PPS
© Partido Popular Socialista - PPS (2008)